30/06/07

Por terras Lusitanas começou assim...

O Substrato geológico e a sua formação


No começo da era Mesozóica (meso=intermédia+zoica=vida) (+/-250 milhões de anos) inicia-se um (outro) ciclo geológico, o “Alpino”caracterizado pelo aparecimento de novas placas litosfericas, que, com os seus movimentos vão modificando completamente a geografia do planeta.
O super continente que então existia, a Pangea, rodeado por um imenso oceano, a Panthalassa, vai fracturar-se em resultado dos movimentos das placas, originando continentes mais pequenos.
A área hoje ocupada por Portugal vai ser afectada por duas destas grandes fracturas que vão individualizar três novas placas litosfericas, a placa Americana, a placa Euro-asiática e a placa Africana.
Assim a Oeste de Portugal abre se um fosso em resultado de movimentos distensivos ou devido ao afastamento entre a placa Americana e a Euro-asiática, e a Sul abre se outro fosso devido a divergência ou afastamento da placa Africana em relação à Euro-asiática.
Assim sendo a abertura do oceano Atlântico ira se alargando a medida que as três placas litosfericas se forem afastando.
Num passado mais recente, no final da era Mesozóica (+/-75 milhões de anos) devido a reaproximação da placa africana do bordo Sul da placa Euro-asiática, origina a diminuição da área ocupada pelo mar Mediterrâneo e em Portugal a emersão de parte significativa da orla meridional (Algarve).
Toda a evolução de Portugal continental é comandado pela reaproximação da placa Africana, e os sucessivos impulsos desta em relação a Ibéria provocam uma migração desta (Ibéria) para Norte, provocando o enrugamento do substrato geológico dando assim origem (entre outras) as serras do Norte de Portugal como e o caso do Geres, etc.
Bem mais um bocadinho e temos no polo Norte a brincar com os pinguins

Sem comentários: