26/04/10

VISIUNARIUM










Desta vez proponho uma visita científica diferente para se fazer numa próxima visita ao Norte do país.
Recomendo-vos o VISIONARIUM (www.visionarium.pt ) (tel.256370627)em Santa Maria da Feira, a 20 minutos da cidade do Porto.(entrada adulto 6,5 euros)

Este centro de ciência interactivo, inserido no Euro parque, proporciona a realização de experiencias manipulando e equipamento exposto.

O VISIONARIUM convida o visitante a descobrir os conceitos e as noções científicas ligados à exploração do nosso planeta. O visitante entrará num ambiente dominado por uma estrutura cenográfica, inspirada nas coordenadas terrestres e nos mapas antigos.
Explicações sobre Latitude e Longitude; instrumentos náuticos como o Sextante, o Kamal, o Quadrante; O Astrolabio e a Bestilha que servem para medir a altura de um corpo celeste (estrelas, lua e sol) acima do horizonte.
Temas como a apresentação das rotas dos exploradores através do Planisfério; Geografia terrestre e lunar; Cartografia temática e cientifica; Experiencias com bússolas sob influencia de aço e/ou alumínio,e assim criando perturbações no campo magnético da terra, são algumas das muitíssimas experiencias que permitem uma compreensão viva dos princípios da orientação e cartografia que no Visionarium poderá encontrar.

Salas temáticas diferentes com títulos como: Matéria, Universo e Vida estão a disposição do visitante que ai poderá “aprender” ou (re)lembrar temas como:
Atrito; Ar; Aspectro electromagnético; Comprimentos de onda; Tabela periódica(que agrupa e expoem todos os elementos químicos conhecidos; Segredos do telescópio; evolução da visão do mundo (desde Ptolome em 200 D.C. até Hubler em 1924 passando por Copernico, Kepler, e Galileu); etc, etc…

Os 25.000 m2 de jardins e lagos envolventes ao Visionarium, proporcionam sem duvida um complemento para o relax de um dia bem passado em harmonia com a cultura.

Sem comentários: