05/07/07

Sistema Morfogenetico Marinho Litoral


O Verão já cá canta... com ele vem o calor, os caracóis, as imperiais, e já agora uma ida até a praia. Para os mais curiosos deixo aqui uma pequena explicação que irá servir para poder compreender o vai e vem das ondas, da próxima vez que for ate a praia.
Para alem das correntes superficiais, os nossos oceanos são "animados"pelas ondas que tecnicamente se podem dividir em internas e superficiais.

Pegando nas ondas superficiais (que também se podem dividir em "oscilatórias" e em "translacionais").No meio de tanta onda diferente e antes que fique "tonto", irei pegar uma onda superficial oscilatória e irei imaginar a superfície do mar estática, e sobre ela uma camada atmosférica animada de movimento, ou mais simples... onde ha vento. O movimento do ar é o resultado das diferenças de pressão atmosférica, dirigindo-se este vento das altas para as baixas pressões. Mas nessas deslocações as partículas de ar chocam com as partículas de agua, e estas ultimas são deslocadas da sua posição de equilíbrio(como se empurradas para baixo pelo ar) e para de novo voltarem a sua posição original necessitam, de energia, que nestas ondas em questão (superficiais) a energia que restaura a posição de equilíbrio é a força gravitacional da terra, gerando-se assim um movimento circular das partículas de agua, movimento oscilatório, e essa força de restauro do movimento fornece a energia necessária para transmitir á partícula contigua a energia indespensavel para propagar o movimento das ondas que todos nos conhecemos que que sobejamente adoramos quer seja Verão ou Inverno

Sem comentários: