15/08/07

Esse ventinho... deve ser "Nortada"


Todos nós já tivemos a experiência de estar na praia a "trabalhar pro Bronze" e lá pela tardinha aparecer um vento que por vezes é forte e desagradável, bem... o bronze fica para outro dia e só nos resta uma esplanada com umas cervejinhas, pois estar a levar com aquela areia e vento e muito desagradável; bem cá vai a possível explicação para os mais distraidos:

Portugal continental está situado no hemisfério norte entre as latitudes 37 e 42º Norte e as longitudes de 06 e 09º Oeste. A sua localização peninsular e a norte de um grande deserto, leva a que para a definição do seu clima contribuam as mais diversas influências. O território continental está situado numa zona subtropical, Estas latitudes são uma cintura propensa a variações frequentes da direcção do vento, resultando desse facto uma rápida mutação das condições do tempo. Por sua vez o factor longitude provoca que a costa portuguesa, a mais ocidental da Europa, é a primeira a sofrer a influência das perturbações que se geram ou desenvolvem ao atravessar o Atlântico Norte. Outros factores, como os fisiográfícos (mares, continentes, lagos, topografia, etc.) determinam que, na generalidade, a intensidade e a duração com que os fenómenos atingem as regiões do interior sejam diferentes, se comparadas com as zonas litorais.
Durante o inverno, Portugal é afectado por massas de ar frias e húmidas, por superfícies frontais vindas de NW, por massas de ar frias e secas vindas da Sibéria e que se aproximam por NE. Durante o Verão as influencias são das massas de ar quentes e secas vindas do norte de África e das massas de ar quentes e húmidas transportadas de SW pelo Anticiclone dos Açores. A distribuição do vento em Portugal é fortemente influenciada pela ocorrência de brisas, principalmente no litoral. Como as brisas são fenómenos que ocorrem com maior intensidade durante a tarde, Durante o Verão, devido às referidas brisas o vento tem um sentido predominante (NW), sendo a sua intensidade média superior à verificada durante o Inverno. A predominância do sentido de NW verifica-se tanto de manhã como de tarde, embora seja muito mais marcado durante a tarde e com maior intensidade. Este efeito é bastante visível na costa Oeste, embora não se restrinja a esta. Na costa Oeste existe, também, vento com forte componente de Norte (conhecido por nortada),



A nortada é a denominação dada em Portugal continental à resultante vectorial entre um vento Barostrófico (brisa marítima) e o vento da circulação geral, associado ao anticiclone subtropical denominado de anticiclone dos Açores. Ocorre nas tardes quentes entre Junho e Setembro, quando a massa de ar Tropical continental se instala sobre a Península Ibérica, provocando céu limpo e acentuado aquecimento à superfície. O diferencial energético que se verifica cerca de duas a três horas depois do meio dia solar, provoca uma deslocação de massa de ar, do oceano para o continente, que é proporcional ao diferencial energético local. A sua intensidade pode variar de 12 a 25Kt em média, soprando por vezes com rajadas, e termina quando o desequilíbrio que lhe deu origem é anulado, cerca das 21, 22 horas. A Nortada faz-se sentir em toda a faixa costeira Ocidental, onde é mais violenta, e pode estender-se aproximadamente até aos 80 Km para o interior.

2 comentários:

Filipe Carneiro disse...

Onde é que se pode encontrar mais informação técnica sobre a nortada? Há alguma verdade quando se diz que uma nortada têm sempre a duração de 3, 5 ou 7 dias (ou outros três números parcidos)? Isto é, Se estamos no terceiro dia podemos ter a certeza que no dia seguinte vai haver vento?

Filipe Carneiro disse...

Eu queria dizer "no quarto dia"...