09/03/10

A relação entre "SISMOS" e as"PLACAS TECTONICAS"




Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano.
O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Os sismos são basicamente a ocorrência de uma fractura a uma certa profundidade. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra

Quanto a profundidade, os sismos podem ser classificados de três formas: superficiais, intermédios e profundos.
• Superficiais – ocorrem entre a superfície e os 70 km de profundidade (85%)
• Intermédios – ocorrem entre os 70 e os 350 km de profundidade (12%)
• Profundos – ocorrem entre os 350 e os 670 km de profundidade (3% dos sismos)

A maioria dos sismos está relacionada à natureza tectónica da Terra, sendo designados sismos tectónicos. A força tectónica das placas é aplicada na litosfera, que desliza lenta mas constantemente sobre a astenosfera devido às correntes de convecção com origem no manto e no núcleo.
As placas podem afastar-se (tensão), colidir (compressão) ou simplesmente deslizar uma pela outra (torsão). Com a aplicação destas forças, a rocha vai-se alterando até atingir o seu ponto de elasticidade, após o qual a matéria entra em ruptura e sofre uma libertação brusca de toda a energia acumulada durante a deformação elástica. A energia é libertada através de ondas sísmicas que se propagam pela superfície e interior da Terra. As rochas profundas fluem plasticamente em vez de entrar em ruptura.

Assim há mais probalidade da ocorrencia de sismos junto as fronteiras das placas tectonicas (ver imagem) todavia écempre uma incerteza ainda por explicar os misterios da nossa "TERRA"

Sem comentários: