01/05/11

MARROCOS 2011 DIA 02

15 de Abril de 2011 – dia 02


Hoje acordamos em Tanger. O Hotel era simpático, sem grandes luxos, mas o colchão era estranho e o barulho das ondas do mar a rebentar mesmo ali encostado, fez-me dar muitas voltas na cama.

Depois de um consistente “petit dejéuner” rumamos a Sul com destino a cidade de Meknes.

Ao sair de Tanger pela fresquinha, fiquei com a sensação de estar numa cidade evoluída e cosmopolita e que sofria de fortes influências da Europa, que estava ali tão perto.

Ao conduzir para sul, descortinamos sempre em nosso redor terrenos cultivados, onde o verde predominava, fazendo contraste aqui e ali com alguma solo em pousio, dando me a sensação que aquela agricultura era intensa devido a abundância de rios e lagoas ali existentes.

As muitas culturas avistadas nestas terras do Norte de Marrocos e durante os próximos 350Km eram essencialmente cebolas, batatas, ervilhas, courgetes, tomates, trigo e pareceu-me também grão. Quanto a árvores, montados de sobreiros e pinhal manso predominava aquele ecossistema tipicamente mediterrânico, mas onde o eucalipto aqui e ali marcava presença, perfumando de frescura os terrenos tão sabiamente cultivados por aqueles povos.

A cento e tal km a sul de Tanger, perto de Souk-el-Arbadu-Rharb, e já depois de termos saído da auto-estrada A1 comecei a ver a realidade marroquina das povoações e a inteirar-me da desorganização e da pobreza deste país.

Parámos para almoçar numa área de serviço, perto de Sidi-Kacem. Um local muito agradável e convidativo, onde não hesitei em almoça,r umas costeletas de borrego grelhadas com salada, sem antes porém ir buscar a cartola do tinto, pois por aqui a regra é beber água ou coca-cola.

Como se fez a viagem até Meknes rapidamente e sem problemas, decidimos ir 70Km mais a sul, a AZROU- IFRANE vêr a reserva natural e a floresta de Cedros. A paisagem é linda, e aqui tivemos o prazer de confraternizar com macacos em vida selvagem, onde estes sem receio algum vinham comer bolachas às nossas mãos.

De regresso a MEKNES viemos pernoitar no HOTEL IBIS (avenue des F.A.R.telf.00212535404141).


Aqui nesta cidade onde impera a confusão, a grandiosidade e a poluição contei 7 minaretes (local de culto sagrado em forma de torre. No seu ponto mais alto têm uns microfones que a determinadas horas emitem o Corão e as suas oraçõe,s para que toda a população em posição de joelhos, possa orar)
(continua...)
Clicar na foto para ampliar



























2 comentários:

BikerSmArruda disse...

És um gajo do pior, vens para aqui fazer inveja...

Só não entendo o que te estava o macaquinho a dar rsrsrs

Muito obrigado pela reportagem, é com coisas destas que ficamos cheios de vontade de lá ir!

mario fragata disse...

Mais uma grande aventura.......siga para outra parte.