06/05/11

MARROCOS 2011 DIA 05


Segunda-feira, 18 de Abril Dia 05

Hoje o dia foi tranquilo e cultural, sem grandes radicalismos.

Saímos do hotel que fica pertinho de MERZOUGA. Esta aldeia com casas construídas com Adoube que é uma mistura de palha, terra barrenta e areia, torna o exterior das casas em tom avermelhado. Esta aldeia, que se mistura com as dunas do ERG CHEBBI, mantem viva as suas tradições Berberes. Aqui vive-se do turismo, hotelaria, artesanato, e pouco mais.

Devido a aproximação com o ERG, por aqui as estradas e trilhos são movimentados com a forte presença de motos e jipes que vieram dos 4 cantos do mundo para desfrutar das dunas, e do que elas têm para oferecer. Há algumas empresas a alugar moto 4 para se ir passear nas dunas bem como passeios guiados em Jipe.

Já a manhã ia a meio, fomos na N13 em direcção a Erfoud, a entrada desta cidade pelo lado SUL, viramos à esquerda pela R702 em direcção a FASNA. Aqui saímos de alcatrão, e seguindo por pista alguns quilómetros fomos visitar uma triangulação de construções feitas por alemães.

Estas construções gigantes no meio do nada no sudeste marroquino, são pouco conhecidas dos turistas e delas fazem parte: uma escada celeste altíssima, uma cidade de pirâmides imitando a constelação Órion. E ainda uma construção em formato de elipse curva difícil de descrever por palavras mas bonita de se ver devido também às suas dimensões gigantes e que no centro tem um poço de água.

Entre povoações quase desertas e meninos pobres correndo descalços, lá íamos distribuindo algumas pequenas ofertas que tínhamos levado com o intuito de alegrar os mais novos.

Como já era horas de almoçar, fomos até a cidade de RISSANI, onde contrariamente ao que tinha pensado, almocei muito bem.

Do menu destacava-se a famosa Brocheta (espetadas com pequenos pedaços de carne). Pizza Berbere (massa de pão e por cima e por baixo e no interior uma carne guisada) e como sobremesa umas deliciosas rodelas de laranja sumarenta perfumadas com Canela.

Para fazer melhor a digestão, fomos ao mercado da cidade que através de uma visita guiada, tivemos uma excelente oportunidade para andar no meio das ruelas estreitas e observar de perto as vivências daquele povo.

O dia estava quase a terminar, mas ainda fomos vêr uma montanha que já fez de fortaleza à muitos anos atrás. De aspecto imponente, parecendo ser esculpida pelo homem.

Esta montanha de grandes dimensões, de forma talhada, e em altitude elevada, certamente que abrigou e protegeu exércitos guerreiros do antigamente.

(continua…)

Clicar nas fotos para ampliar



























1 comentário:

charlie bravo disse...

Bom dia
Nas minhas deambulações pela Internet net, lendo muitos dos comentários que aparecem sobre Marrocos, sou um apaixonado, chamou-me particular atenção o seu relato sobre a visita à cidade de Orion e seus apêndices. Em primeiro lugar os meus parabéns pelo blog. Gostaria de saber que tipo de pista para alcançar esta cidade.
Obrigado
Carlos Barbosa
(Alenquer)
camasaba@gmail.com