29/05/11

MARROCOS 2011 DIA12

Segunda-feira 25 de Abril DIA 12


Começo a escrever estas palavras sentado no interior do barco, que me traz de regresso à Europa, e cujo percurso é Tanger - Tarifa (+- 35m).

Aqui, junto à abertura do ferry, apercebo-me como o mundo é pequeno; como dizia o poeta.
É estranho e curioso, que aqui neste estreito (Gibraltar), África e Europa estão tão perto, tão juntos. Só vendo com os próprios olhos.
É lindo, e por vezes, este “curto” distanciamento faz-nos meditar, como é que um pedaço de mar separa sociedades e culturas tão desiguais.

Aqui à janela do ferry observo um mar calmo, azul a espelhar um sol lindo e brilhante, próprio das 8 da manhã de um dia primaveril.

Ao longo desta “pequena” trajectória, avisto centenas e centenas de pequenas e médias embarcações (supostamente de pesca), que fazem deste estreito mar uma autêntica auto-estrada marítima em hora de ponta.

Mal me descuido a escrever estas linhas e já vejo nitidamente as povoações costeiras do lado espanhol.
Agora compreendo, como é que imigrantes ilegais, se aventuram em pequenas jangadas para atravessar o Mediterrâneo à procura de um dia melhor. Pois, aqui se cria a ideia que as duas margens estão tão próximas, que por vezes são ignorados todos os riscos inerentes a este “salto”.

Mas, o dia de hoje começou (mais uma vez) cedo. Pois a típica confusão da fronteira marroquina esperava-nos. E, realmente as minhas espectativas confirmaram-se.

Chegámos às 6.45h para apanhar o barco das 8.00h, mas esperava-nos uma enorme confusão onde se misturavam a desorganização policial, com a elevada burocracia de inspecções a pessoas e viaturas. Assim fez com que uma enorme e morosa fila de viaturas se forma-se para sair daquele país.

Com tantos contratempos provocados pela alfândega, o barco das oito lá partiu, mas o nosso camarada Ricardo, teve a infeliz sorte de não conseguir embarcar atempadamente.
O que fez com que o grupo pela primeira vez se desmembrasse por duas longas horas. Tempo mais que precioso para quem ainda tinha de fazer 650Km até casa.

A nossa viagem até Santarém (pois foi nesta cidade escalabitana que iniciámos a nossa expedição e onde terminámos também), será feita pelo mesmo percurso, ou seja, Tarifa, Sevilha, Badajoz, Elvas, Coruche, e finalmente Santarém.

















Sem comentários: